Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Alemanha vai atingir dívida inferior a 60% do PIB em 10 anos

Dívida alemã equivale, actualmente, a cerca de 78,4% do PIB, e deverá baixar para 60% do PIB nos próximos dez anos, cumprindo assim a meta definida no Tratado Orçamental.

Rita Faria afaria@negocios.pt 08 de Abril de 2014 às 11:19
  • Assine já 1€/1 mês
  • 7
  • ...

A Alemanha deverá atingir a meta de endividamento definida no Tratado Orçamental (rácio da dívida sobre o PIB inferior a 60%) dentro de 10 anos.

 

Num artigo do “Handelsblatt”, citado pela Bloomberg, o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schaeuble, garante que o objectivo do governo é que o rácio fique abaixo dos 70% já em 2017. De acordo com as últimas estimativas do banco central alemão, o Bundesbank, fixou-se em 78,4% no ano passado.

 

O Tratado Orçamental, assinado pelos países da União Europeia (à excepção do Reino Unido) em Março de 2012, estipula que os orçamentos nacionais devem ser equilibrados e o recurso ao endividamento deve, assim, ser limitado a tempos e circunstâncias excepcionais.

 

Para os países com dívidas públicas acima de 60% do PIB, como é o caso de Portugal, que tem mais do dobro, o Tratado Orçamental implica adicionalmente que, a cada ano, esta tem de ser abatida no equivalente a 1/20 da diferença entre o seu valor no momento e o de referência (os tais 60%).

 

Significa isto que os países não têm um prazo, que seja igual para todos, para atingir um rácio da dívida sobre o PIB de 60%, já que o ritmo de redução (e o esforço que implica) depende do ponto em que se encontra cada um dos países. 

Ver comentários
Saber mais Alemanha Tratado Orçamental Wolfgang Schaeuble União Europeia
Mais lidas
Outras Notícias