Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Alívio da dívida será a principal prioridade de Tsipras

Depois da vitória clara nas eleições legislativas, o primeiro-ministro grego vai colocar o alívio da dívida do país no topo das prioridades para o novo mandato, procurando o apoio dos outros partidos políticos neste objectivo.

Reuters
Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 21 de Setembro de 2015 às 10:29
  • Assine já 1€/1 mês
  • 5
  • ...

O alívio da dívida grega vai estar no topo das prioridades no novo Governo grego, que continuará a ser liderado por Alexis Tsipras e a ter o apoio do Syriza e dos Gregos Independentes no parlamento.

De acordo com um responsável de topo do partido de esquerda, o Syriza "vai continuar as negociações [com os parceiros europeus] nos próximos tempos, com o tema da dívida a ser a primeira e mais importante batalha". Em declarações à Reuters, o responsável assinalou que "vamos pedir a todas as forças políticas que suportem os nossos esforços".

No discurso de vitória, proferido na noite de domingo, Tsipras afirmou que o resultado obtido servirá "para mudar as forças na Europa".

Os credores já deixaram a porta aberta a um alívio da dívida grega, ainda que tenham colocado de parte qualquer tipo de perdão. E deixaram também claro que as negociações para este alívio só terão lugar depois de terminada a primeira avaliação da troika, prevista até meados de Novembro, e garantida uma nota positiva. Só depois o governo procurará avançar com a renegociação da sua dívida pública, que inclua extensão de maturidades e de períodos de carência, sendo que esta é uma condição para o FMI voltar a emprestar dinheiro à Grécia.

Os países europeus estarão também dispostos, no âmbito do terceiro resgate, a limitar os custos da Grécia com o pagamento de juros a 15% do PIB, o que possibilitará uma redução de juros caso a economia continue com má prestação.

De acordo com a Reuters, Tsipras pretende criar um conselho nacional para a política europeia, que integre todos os partidos gregos e sirva de conselheiro do ministro das Finanças, que deverá ser Euclid Tsakalotos. 

Ver comentários
Saber mais Alexis Tsipras Gregos Independentes FMI alívio na dívida
Outras Notícias