Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Altafaj: UE está a ajudar Espanha mas "o que importa é que Espanha se ajude a si mesma"

A Comissão Europeia garantiu que está a ajudar Espanha "de forma activa", sublinhando, no entanto, que é fundamental que o país se ajude a si mesmo.

Rita Faria afaria@negocios.pt 18 de Novembro de 2011 às 15:46
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
“A União Europeia está a ajudar Espanha”, declarou hoje, em Bruxelas, Amadeu Altafaj, porta-voz do comissário dos Assuntos Económicos. “Todas as instituições europeias têm ajudado de forma activa o país, mas o mais importante é que Espanha se ajude a si mesma”.

Foi desta forma que o executivo comunitário respondeu a uma petição realizada pelo governo de José Luis Rodríguez Zapatero, para que a União Europeia e as instituições comunitárias actuem de forma mais contundente no combate à crise da dívida soberana.

“A resposta à crise não é algo que deva vir somente das instituições europeias. Os países devem ajudar-se a si mesmo”, reforçou Altafaj. “Isto é válido para qualquer país da Zona Euro, especialmente para aqueles que se encontram mais pressionados e têm menos margem de manobra fiscal”.

Questionado sobre o papel do Banco Central Europeu (BCE), o porta-voz dos Assuntos Económicos afirmou que a instituição liderada por Mario Draghi desempenha um papel fundamental no combate à crise, “sobretudo nos países sujeitos à pressão dos mercados”.

Entre eles encontra-se Espanha que, juntamente com Itália, tem sido apontada como uma das próximas vítimas de peso da crise da dívida soberana. O país realiza eleições legislativas já este domingo.

Ver comentários
Saber mais Espanha amadeu Altafaj
Outras Notícias