Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Americanos "resolveram mal o sucesso do euro"

O objectivo dos mercados financeiros e de "um número elevado dos economistas" é o lucro, afirmou hoje Emanuel dos Santos. O secretário de Estado do orçamento reagia, à TSF, às declarações de Simon Johnson, que em entrevista ao Negócios acusou o Governo português de estar "em fase de negação".

  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...
O objectivo dos mercados financeiros e de “um número elevado dos economistas” é o lucro, afirmou hoje Emanuel dos Santos. O secretário de Estado do orçamento reagia, à TSF, às declarações de Simon Johnson, que em entrevista ao Negócios acusou o Governo português de estar “em fase de negação”.

O ex-economista-chefe do FMI considera que Portugal será “empurrado” a fazer um ajustamento superior ao défice orçamental. Simon Johnson considera que o país deveria ter pronto um pacote de financiamento externo.

“O objectivo dos mercados é o lucro, é conseguirem margens mais elevadas”, afirmou hoje Emanuel dos Santos. “E portanto se a Grécia não lhes chega eles preparam-se para tentar colar à Grécia situações que não são iguais à Grécia para tirarem partido dos spreads mais elevados. Isto é indesmentível”, acrescentou.

Emanuel dos Santos afirma que alguns economistas americanos “resolveram mal o sucesso do Euro” e aproveitam as fragilidades da economia para se oporem à moeda única, que concorre com o dólar.

O Governo rejeita a necessidade de acelerar o processo de consolidação orçamental.

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias