Economia Américo Amorim e Belmiro de Azevedo sobem na lista dos mais ricos do mundo

Américo Amorim e Belmiro de Azevedo sobem na lista dos mais ricos do mundo

O ranking dos mais ricos do mundo, elaborado pela Forbes, continua a contar com três portugueses: Américo Amorim, Alexandre Soares dos Santos e Belmiro de Azevedo. A maior fortuna é de Américo Amorim que ocupa a 267ª posição.
Américo Amorim e Belmiro de Azevedo sobem na lista dos mais ricos do mundo
Paulo Duarte/Negócios
Rita Faria 03 de março de 2014 às 15:20

A revista Forbes publicou esta segunda-feira, 3 de Março, a lista dos mais ricos do mundo, em que continuam a figurar três portugueses: Américo Amorim, Alexandre Soares dos Santos e Belmiro de Azevedo.

 

Com uma fortuna avaliada em 5,3 mil milhões de dólares, Américo Amorim, o empresário que controla a Corticeira Amorim, subiu 49 posições no ranking de 2014, ocupando a 267ª posição. No ano passado, o maior accionista da Galp Energia (a Amorim Energia detém uma participação de 38,34%) surgia em 316º lugar com uma fortuna de 4,1 mil milhões de dólares.

 

Alexandre Soares dos Santos continua a ser o segundo português mais rico mas, este ano, desceu 151 posições no ranking dos bilionários. O ex-presidente do conselho de administração da Jerónimo Martins é o 609º mais rico do mundo, com uma fortuna avaliada em 2,8 mil milhões de dólares. Caiu da 458ª posição que ocupava em 2013 quando a sua fortuna totalizava, de acordo com a Forbes, três mil milhões de dólares.

 

A maior escalada no ranking é protagonizada por Belmiro de Azevedo, que subiu 337 posições. O presidente do conselho de administração da Sonae detém a terceira maior fortuna portuguesa e é o 687º homem mais rico do mundo. A revista Forbes avalia a fortuna de Belmiro de Azevedo em 2,5 mil milhões de dólares quando, no ano passado, era de 1,45 mil milhões e o empresário ocupava a 1024ª posição.

 

Este ano os dois homens mais ricos do mundo trocaram de posição, e é Bill Gates que surge no primeiro lugar do pódio. Depois de Carlos Slim ter sido eleito o mais rico do mundo, em 2013, este ano é o co-fundador da Microsoft quem surge em primeiro lugar, com uma fortuna avaliada em 76 mil milhões de dólares. O mexicano Carlos Slim surge na segunda posição, com uma fortuna de 72 mil milhões, e o espanhol Amancio Ortega em terceiro, com um património de 64 mil milhões de dólares. 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI