Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Ana Catarina Mendes: Centeno foi o melhor ministro das Finanças de sempre

A líder parlamentar do Partido Socialista reforçou as qualidades demonstradas por Mário Centeno, que pediu a sua demissão de ministro das Finanças.

Lusa
Gonçalo Almeida goncaloalmeida@negocios.pt 09 de Junho de 2020 às 14:26
  • Assine já 1€/1 mês
  • 19
  • ...
A líder parlamentar do Partido Socialista, Ana Catarina Mendes, salientou que Mário Centeno foi "o melhor ministro das Finanças de Portugal de sempre", reagindo à sua saída do ministério do Terreiro do Paço, em Lisboa, após a conferência de imprensa que sucedeu ao conselho de ministros de hoje.

"Se Portugal hoje tem o enorme prestígio na Europa e no mundo, isso deve-se muito ao primeiro-ministro António Costa, mas também ao ministro das Finanças, Mário Centeno", atira Ana Catarina Mendes. 

Quanto à substituição por João Leão, Mendes referiu que "é uma substituição dentro da sua própria equipa e por isso João Leão será capaz de contiunuar o trabalho iniciado por Mário Centeno".

"Não ficamos fragilizados de forma alguma", remata. Quando questionada pela possível ida de Mário Centeno para o Banco de Portugal, a líder parlamentar socialista recusou-se a comentar. 

André Silva, líder do PAN, considerou lamentável "que a saída de Centeno tenha sido anunciada no dia em que o parlamento agendou um debate sobre as regras de nomeação para o Banco de Portugal, porque sabemos há muito tempo que seria este o objetivo do governo e de Mário Centeno".

Sublinhou que "isto nada tem a ver com Mário Centeno", a quem reconhece muito mérito e qualidade técnica durante a sua estadia no ministério das Finanças.

Também Mariana Mortágua, deputada do Bloco de Esquerda (BE), reagiu à saída de Centeno e consequente substituição por Leão, referindo que ao BE "não interessa discutir nomes em particular, mas sim discutir as políticas deste Orçamento de Estado Suplementar".
Ver comentários
Saber mais Partido Socialista Ana Catarina Mendes Mário Centeno Lisboa Terreiro do Paço Portugal Banco de Portugal João Leão BE política economia negócios e finanças executivo (governo)
Mais lidas
Outras Notícias