Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Andaluzia pede mil milhões para evitar ruptura de tesouraria

Região espanhola enfrenta ruptura de tesouraria. Enquanto negoceia resgate, pede "antecipação" de mil milhões de euros.

Negócios com Lusa 03 de Setembro de 2012 às 13:04
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...
O Governo regional da Andaluzia anunciou hoje ter pedido uma "antecipação" de mil milhões de euros ao Governo central, enquanto espera que se definam, claramente, as condições de acesso ao Fundo de Liquidez Autonómico (FLA).

A conselheira da presidência e Igualdade da Junta da Andaluzia, Susana Díaz, considerou que não se trata de um "resgate", mas sim de "uma antecipação equivalente à que, em Junho, solicitou a Comunidade Valenciana, de 300 milhões de euros. O objectivo da "antecipação" é "obter liquidez" para a região autónoma.

Segundo Díaz explicou aos jornalistas, a antecipação é feita tendo em conta a participação da região nas receitas do Estado por impostos.

"Enquanto o Governo de Espanha procede à definição de quais são as condições em que as comunidades autónomas acedem ao FLA, e visto que outros comunidades autónomas o estão a solicitar, o Governo andaluz deliberou pedir esta antecipação porque precisamos de liquidez", afirmou.

Esta é a quarta região espanhola a solicitar ajuda do Estado, depois da Comunidade Valenciana, Múrcia e Catalunha que, globalmente, pediram já ao Governo quase nove mil milhões de euros.

Ver comentários
Outras Notícias