Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

António de Sousa diz que os bancos portugueses "estão em boa forma"

O presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), António de Sousa, afirma que os bancos portugueses "estão em boa forma", em termos de rácios de capital, e que os problemas que enfrentam em termos de financiamento são iguais aos dos bancos espanhóis, gregos e irlandeses.

Paulo Moutinho 30 de Junho de 2010 às 13:39
  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...
O presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), António de Sousa, afirma que os bancos portugueses “estão em boa forma”, em termos de rácios de capital, e que os problemas que enfrentam em termos de financiamento são iguais aos dos bancos espanhóis, gregos e irlandeses.

“Os depósitos continuam bons”, disse António de Sousa. “Em termos de solidez e de rácios [de capital], os bancos portugueses estão em boa forma”, sublinhou o presidente da APB, numa entrevista à Bloomberg, onde comentou também a dificuldade do sector financeiro nacional em obter financiamento nos mercados.

“Os bancos portugueses enfrentam os mesmos problemas que os espanhóis, os gregos e irlandeses”, diz o responsável da APB. “Estão a financiar-se junto do BCE. Não é a melhor solução, mas é típica em momentos em que o mercado interbancário não funciona”.

António de Sousa afirma que é impossível prever quando é que a situação irá melhorar, mas lembra que após o colapso do banco norte-americano Lehman Brothers, em Setembro de 2008, “os mercados estiveram fechados durante quatro a cinco meses, e de repente reabriram”.

Ver comentários
Outras Notícias