Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

António Costa quer especialistas transversais a todos os ministérios para prevenir corrupção

"Temos de quebrar a ideia de minifúndios por cada Ministério", criando em contrapartida "estruturas transversais que possam dar apoio técnico qualificado ao conjunto da administração pública", sustentou o líder do PS.

Lusa 10 de Abril de 2015 às 14:46
  • Assine já 1€/1 mês
  • 12
  • ...

 

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje a criação no Estado de estruturas técnicas de especialistas transversais a todos os ministérios, apontando vantagens em termos de eficiência na administração pública e prevenção da corrupção.

 

António Costa falava no encerramento de uma conferência subordinada ao tema "Governar melhor, legislar menos e legislar melhor" na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

 

Na sua intervenção, o secretário-geral do PS criticou os custos económicos resultantes da instabilidade decisória em domínios como as obras públicas, onde, na sua perspectiva, deveria haver consensos políticos para várias legislaturas, e defendeu o princípio segundo o qual, o Estado, antes de legislar, deverá sempre auscultar previamente os visados pela lei.

 

O líder socialista considerou ainda "fundamental a reconstrução de centros de competência na administração pública".

 

"Temos de quebrar a ideia de minifúndios por cada Ministério", criando em contrapartida "estruturas transversais que possam dar apoio técnico qualificado ao conjunto da administração pública", sustentou.

 

António Costa deu depois como exemplo o facto de não ser necessário uma estrutura de especialistas em contratação em cada um dos diferentes ministérios.

 

"Precisamos certamente de um centro de elevada competência na administração pública para garantir que quem contrata em nome do Estado não está amanhã a representar quem contratou com o Estado noutro tipo de actividade. A garantia da transparência e da isenção reforça-se também assim - e quando se fala tanto de corrupção, entendo que uma das boas formas de a prevenir é ter uma administração pública de alta qualidade, independente dos diferentes interesses que necessariamente existem e que estão em confronto na sociedade", defendeu o secretário-geral do PS.

 

Ver comentários
Saber mais António Costa PS
Outras Notícias