Notícia
APEFI antecipa ano negro para a economia mundial
Pessimistas. É o mínimo que se pode dizer das previsões económicas da Associação para o Posicionamento Estratégico Financeiro (APEFI) para 2008. A APEFI antecipa uma "subida descontrolada da inflação" e a "falência de um ou mais grandes bancos norte-ameri
- Assine já 1€/1 mês
- ...
Pessimistas. É o mínimo que se pode dizer das previsões económicas da Associação para o Posicionamento Estratégico Financeiro (APEFI) para 2008. A APEFI antecipa uma "subida descontrolada da inflação" e a "falência de um ou mais grandes bancos norte-americanos ou mundiais".
Na antecipação económica para 2008, a APEFI prevê ainda o colapso total do imobiliário em Espanha com "consequências sociais graves, afectando bastante a economia portuguesa".
Para Portugal, as previsões da associação apontam para uma queda dos salários e um aumento da precariedade laboral. "Portugal será mesmo o país mais afectado na Europa pela crise financeira mundial, logo a seguir à Espanha", referem as previsões da APEFI.
O dólar deverá manter a tendência de queda, enquanto o dólar e o franco suíço continuam em alta tal como a generalidade das "commodities" em especial mineiras e alimentares.
A APEFI estima ainda uma "descida abrupta dos mercados bolsistas afectados pela contracção do crédito, pelo crescimento quase nulo e pela elevada inflação" e o "fim do poderio político e económico dos EUA, passando o testemunho à Europa, Rússia e Ásia".