Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Aperto das regras de capital só com a retoma

Se há assunto onde o discurso dos principais líderes políticos está alinhado é na exigência de rácios de capital mais elevados aos bancos. Esse foi um dos apelos deixados na cimeira de Londres e que será repetido hoje em Pittsburgh.

André Veríssimo averissimo@negocios.pt 24 de Setembro de 2009 às 00:01
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Se há assunto onde o discurso dos principais líderes políticos está alinhado é na exigência de rácios de capital mais elevados aos bancos. Esse foi um dos apelos deixados na cimeira de Londres e que será repetido hoje em Pittsburgh. O trabalho está a ser conduzido pelo Comité Internacional de Normas de Contabilidade e o Comité de Basileia. Este último deverá avançar, até ao final do ano, com novas regras. Entre elas destacam-se o aumento dos rácios de capital dos bancos e a imposição de criar almofadas de liquidez em períodos de crescimento para fazer face a crises.

Na agenda está ainda a contabilização de activos fora do balanço e novas regras para a definição do valor justo dos activos. A proposta do Comité de Basileia vem flexibilizar a sua utilização, permitindo usar o valor de aquisição nas aplicações financeiras de longo prazo.

O G20 definiu que os novos rácios de capital só serão aplicados após sinais claros de recuperação na concessão de crédito e na economia. Mas o tema tem a oposição da banca, que com as medidas perderá rentabilidade.

Ver comentários
Outras Notícias