Saúde Arnaut: Abertura da ADSE é uma forma "matreira" de privatizar a saúde

Arnaut: Abertura da ADSE é uma forma "matreira" de privatizar a saúde

A abertura do sistema gera críticas à esquerda. António Arnaut, que ganhou o estatuto de "pai" do Serviço Nacional de Saúde, diz que se caminha para a privatização. João Semedo critica escolha de Pita Barros.
Arnaut: Abertura da ADSE é uma forma "matreira" de privatizar a saúde
Negócios 15 de março de 2016 às 09:28

A abertura das inscrições da ADSE a novos públicos, incluindo filhos, ascendentes e cônjuges dos funcionários públicos que trabalhem no privado, é uma forma "subreptícia e matreira" de privatizar a saúde, considera António Arnaut, co-fundador do PS e um dos responsáveis pela criação do Serviço Nacional de Saúde.

"Sou contra o alargamento da ADSE. É assim que de uma forma subreptícia e matreira se vai privatizando a saúde", afirma, em declarações ao jornal i.

"Estou incomodado e vou dizê-lo ao ministro da Saúde [Adalberto Campos Fernandes]. O PS não pode alinhar com os que, de forma ardilosa, querem enfraquecer o SNS e torná-lo um sistema apenas para pobres". Lembrando que o SNS foi aprovado pelo PS, o PCP e a UDP, com os votos contra do PSD e do CDS, Arnaut diz não ver como é que o PS pode alinhar com uma medida que alarga o campo dos privados da saúde, enfraquecendo o SNS.

Helena Rodrigues, do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado, levantou questões idênticas quando a proposta foi assumida pelo PS, a 23 de Fevereiro.

O médico e ex-coordenador do Bloco de Esquerda, João Semedo, também critica a composição da comissão nomeada para estudar a ADSE, presidida por Pedro Pita Barros.


A escolha "tresanda a incompatibilidades e a conflito de interesses", defende, afirmando que Pedro Pita Barros também foi escolhido para liderar o futuro centro de informação e formação na área da Saúde", uma parceria entre a Universidade Nova e o grupo Mello.

Este fim-de-semana a nova líder do CDS, Assunção Cristas, propôs "o alargamento faseado da ADSE a qualquer trabalhador que queira descontar e beneficiar desse sistema".




pub

Marketing Automation certified by E-GOI