Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Arquitectura com emojis anima cidade holandesa

Em Amersfoort, na província holandesa de Utrecht, há um novo edifício que deixa toda a gente bem disposta. O arquitecto quis captar a essência de 2017 no projecto e nada melhor que escolher gárgulas que são… emojis.

Negócios jng@negocios.pt 25 de Abril de 2017 às 09:09
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Chama-se Changiz Tehrani, é um arquitecto holandês, e decidiu transportar para um edifício em Amersfoort, na província holandesa de Utrecht, os sinais dos tempos. Conta o The Telegraph que este arquitecto quis captar a essência de 2017 num edifício naquela cidade, tendo para isso ornamentado a fachada com gárgulas que são emojis.

 

A ideia foi conferir ao edifício um toque da sociedade contemporânea, e nada melhor do que os conhecidos "smiles" que se usam nas redes sociais, nos telemóveis e nos emails para dar um carácter mais familiar às mensagens.

 

"Na arquitectura clássica, costumavam representar as fachadas com as cabeças dos reis – ou o que fosse. Começámos a pensar no que poderíamos usar como ornamento, de modo a que, quando olhássemos para este edifício dentro de 10 ou 20 anos, pudéssemos dizer: ‘uau, isto é de tal ano", explicou Tehrani à revista The Verge.

 

E, para este arquitecto da Attika Architekten, a resposta estava nos emojis. O edifício escolhido tem lojas nos pisos térreos e apartamentos nos pisos superiores.

 

Tehrani criou as gárgulas recorrendo a um template do WhatsApp, que converteu num modelo 3D. O modelo foi então usado para criar versões em betão dos famosos símbolos emoji emoticons.

 

As obras no edifício terminaram em 2015 mas só muito recentemente foram apresentadas ao público, tendo a população de Amersfoort reagido de forma positiva, revelou Tehrani, citado pelo The Telegraph. 

Ver comentários
Saber mais Changiz Tehrani Amersfoort Attika Architekten emojis
Mais lidas
Outras Notícias