Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Atividade económica da Zona Euro estagna arrastada pela Alemanha e França

As maiores economias da Zona Euro estão a dar mais sinais de abrandamento. A atividade industrial na Alemanha contraiu pela primeira vez em quatro anos, enquanto França continua sem conseguir colocar a atividade económica em terreno positivo.

merkel macron
Reuters
Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 24 de Janeiro de 2019 às 09:44
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

O índice que mede a atividade económica da Zona Euro, o PMI, caiu para 50,7 pontos, o que representa o valor mais baixo em mais de cinco anos, de acordo com os dados divulgado esta quinta-feira, 24 de janeiro, pela IHS Markit. Este indicador aponta assim para a estagnação da economia.

 

A contribuir para este desempenho estiveram as duas componentes: indústria e serviços. E as duas maiores economias da região destacam-se pela negativa. O indicador de atividade dos serviços recuou para mínimos de mais de cinco anos, assim como o indicador da atividade industrial.

 

Os sinais são desanimadores quando se analisam estes indicadores para a Alemanha e França. A maior economia da Zona Euro até consegue melhorar o índice dos serviços, registando a maior leitura em dois meses. Mas a atividade industrial esta a ter o pior desempenho em mais de quatro anos.

 

Já em França, os indicadores de atividade estão todos a recuar e abaixo dos 50 pontos, o que indica contração.

 

O arranque do ano está assim a ser marcado por novos indicadores económicos negativos e que reforçam a ideia de abrandamento da economia da Zona Euro.

Ver comentários
Saber mais atividade económica Alemanha França Zona Euro PMI
Mais lidas
Outras Notícias