Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Banco da Índia implementa política monetária mais contraccionista

O banco central da Índia subiu, mais do que esperado, os juros de referência para a economia, num esforço de contenção da inflação.

Banco da Índia implementa política monetária mais contraccionista
Hugo Paula hugopaula@negocios.pt 27 de Julho de 2010 às 08:49
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A taxa de juro que o Banco de Reservas da Índia paga pelos depósitos de bancos comerciais aumentou de 4% para 4,5%, numa revisão da política monetária mais contraccionista do que esperado pelos economistas.

Já a taxa de juro que os bancos pagam à autoridade monetária, para contrair empréstimos, subiu de 5,5% para 5,75%, em linha com o esperado.

Com esta decisão o governador do banco central, Duvvuri Subbarao pôs em práctica uma política monetária mais contraccionista do que os seus congéneres asiáticos, procurando controlar o nível da inflação. Na Índia já ocorreram manifestações para exigir aumentos salariais e a oposição tem pressionado o governo para que este tome medidas mais contraccionistas, com a inflação a ultrapassar o ritmo de 10% ao ano, pelo quinto mês consecutivo.

“A nação está a começar a ver os sinais de animosidade social com a inflação elevada a persisitir e a deteriorar as condições de vida dos mais pobres”, disse o economista do Yes Bank, Shubhada Rao à Bloomberg. “Os políticos precisam de avançar com medidas concretas de para controlar a propagação da inflação”.

Ver comentários
Outras Notícias