Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Banco de Portugal “congratula-se” com criação da Informação Empresarial Simplificada

O Governador do Banco de Portugal congratulou-se hoje com a criação da Informação Empresarial Simplificada, uma medida prevista no Simplex que facilita o acesso à prestação de contas das empresas. Vítor Constância garante que a IES vai permitir ao banco c

  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O Governador do Banco de Portugal congratulou-se hoje com a criação da Informação Empresarial Simplificada, uma medida prevista no Simplex que facilita o acesso à prestação de contas das empresas. Vítor Constâncio garante que a IES vai permitir ao banco central cumprir melhor a sua missão.

A IES é uma medida prevista no programa Simplex que permite realizar num único acto o registo de prestação anual de contas das empresas, a declaração anual de informação contabilística e fiscal à Administração Fiscal e a informação estatística para o INE e o Banco de Portugal.

A IES foi hoje formalmente apresentada pelos ministros da Justiça e das Finanças.

Para o fazerem, as empresas, através dos respectivos técnicos oficiais de contas, utlizarão a página das declarações electrónicas da Direcção-Geral dos Impostos, havendo um novo site de onde também poderão aceder, em www.ies.gov.pt.

Vítor Constâncio considera que o "acesso aos dados de base contabilística de todas as empresas portuguesas permitirá ao Banco de Portugal reforçar o conjunto de informação de que dispõe e que considera indispensável para o cumprimento da missão que lhe é conferida através da sua Lei Orgânica".

O responsável destaca as principais funções que vão beneficiar da existência da IES: a produção de estatísticas, a análise da situação económica e financeira das empresas e dos sectores de actividade e a supervisão da estabilidade do sistema financeiro.

Além disso, o Governador diz que a IES vai melhorar o contributo do BP no plano supranacional, sobretudo no que respeita ao cumprimento dos requisitos decorrentes da participação portuguesa no Sistem Europeu de Bancos Centrais.

"Tudo isto significa que é possíve identificar benefícios imediatos na utlização da IES no âmbito das funções do Banco de Portugal", disse Vítor Constâncio na intervenção publicada no site do banco.

Mais lidas
Outras Notícias