Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Banco do Japão mantém taxa de juro nos 0,5%

O Banco do Japão manteve a taxa de juro inalterada nos 0,5%, após o abrandamento da economia no segundo trimestre do ano.

Ana Luísa Marques anamarques@negocios.pt 19 de Setembro de 2007 às 11:18
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O Banco do Japão manteve a taxa de juro inalterada nos 0,5%, após o abrandamento da economia no segundo trimestre do ano.

Toshihiko Fukui, governador do banco central do Japão, anunciou esta manhã em Tóquio que decidiu manter a taxa de juro de referência do país nos 0,5%. Isto depois de ser conhecido que a Reserva Federal norte-americana baixou a taxa de juro em 50 pontos base para os 4,75%. 

No entanto, Fukui deixou em aberto a possibilidade de subir o valor do dinheiro ainda este ano.

O governador do banco central afirmou que a economia japonesa está a crescer de "forma moderada" e em linha com as previsões apresentadas em Abril deste ano.

No inicio deste mês, o Governo japonês revelou que a economia do país caiu 1,2% no segundo trimestre de 2007 face ao mesmo período do ano passado. Os analistas estimavam uma quebra de 0,7% e o Governo previa um crescimento de 0,5%. 

Este foi o primeiro abrandamento económico japonês dos últimos quatro anos e a diminuição dos investimentos das empresas foi a principal causa desta quebra inesperada.

A Nomura Securities reviu em baixa as previsões de crescimento da segunda maior economia do mundo, e espera agora que o PIB japonês cresça 1,8% no ano fiscal de 2007, e não 2,2%.

Também a Goldman Sachs também reviu em baixa as suas estimativas, de 2,4% para 1,8%.

Mais lidas
Outras Notícias