Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Bancos no Uruguai voltam a abrir as portas após ajuda de 1,52 mil milhões de euros

Os bancos uruguaios, encerrados desde terça-feira, voltam hoje a abrir as portas, depois dos EUA terem enviado uma ajuda de 1,5 mil milhões de dólares. Paul O'Neill, secretário do Tesouro dos EUA, está de visita à América Latina.

Pedro Carvalho pc@mediafin.pt 05 de Agosto de 2002 às 10:40
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Os bancos uruguaios, encerrados desde terça-feira, voltam hoje a abrir as portas, depois dos EUA terem enviado uma ajuda de 1,5 mil milhões de dólares (1,52 mil milhões de euros). Paul O"Neill, secretário do Tesouro dos EUA, está de visita à América Latina. 76774;

O BCU (Banco Central do Uruguai) decidiu ontem suspender, a partir de hoje, o feriado bancário que estava em vigor desde a última terça-feira, uma medida que visava evitar que os cidadãos levantassem o dinheiro das suas contas bancárias, de modo a evitar uma ruptura no sistema bancário do país.

A medida de suspensão do feriado bancário surge após a aprovação, pelo Congresso, da lei de Estabilidade do Sistema Bancário e do anúncio de que os EUA enviarão uma ajuda de emergência de 1,5 mil milhões de dólares (1,523 mil milhões de euros).

A ajuda de 1,5 mil milhões de dólares, concedida através do Fundo Monetário Internacional (FMI), era uma das condições impostas pelo ministro da Economia uruguaio Alejandro Atchugarry, para voltar a abrir os bancos.

Além da ajuda norte-americana, o FMI, o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) anunciaram igualmente que aumentarão de 3 mil milhões de dólares (3,05 mil milhões de euros) para 3,8 mil milhões de dólares (3,85 mil milhões de euros), a assistência financeira ao Uruguai.

O secretário do Tesouro norte-americano, Paul O"Neill, iniciou uma viagem pela América Latina, com o intuito de serenar a confiança dos investidores, que temem que o Uruguai, ou mesmo o Brasil, entrem numa situação financeira semelhante à vivida pela Argentina.

Mais lidas
Outras Notícias