Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Baroin: "Quanto mais cedo" se definir dimensão do 'firewall', melhor

O G20 considerou no domingo indispensável que um 'firewall' europeu contra a crise da dívida pública na Zona Euro seja posto em marcha antes de atribuir mais verbas através do FMI.

Lusa 27 de Fevereiro de 2012 às 00:35
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O ministro das Finanças de França, François Baroin (na foto), afirmou no domingo no México que "quanto mais cedo" a União Europeia decidir a dimensão do seu 'firewall' contra a crise da dívida pública na Zona Euro, melhor será.

"Estou de acordo com Wolfgang Schauble, o mês de Março é bom", disse o ministro gaulês, interrogado à saída do G20 sobre o calendário sugerido pelo seu homólogo alemão.

O ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schäuble, deu a entender na noite de sábado para domingo que esta decisão não será ainda tomada nesta reunião, indicando que a Zona Euro disponibilizou antes todo o mês de Março para a deliberação.

"Objectivamente, quanto mais cedo melhor", sublinhou o ministro francês.

O G20 considerou no domingo indispensável que um 'firewall' europeu contra a crise da dívida pública na Zona Euro seja posto em marcha antes de atribuir mais verbas através do Fundo Monetário Internacional (FMI), segundo um comunicado divulgado após a reunião no México.

Os ministros das Finanças do G20, o grupo formado pelas 19 maiores economias do mundo e pela União Europeia, que se reuniram na capital federal mexicana, apelaram ainda à Europa para que se comprometa a ter essa "barreira de protecção" ('firewall') pronta em Março, indicando que será uma "contribuição essencial" antes de aumentar os recursos do FMI.

Os líderes europeus reúnem-se na quinta-feira em Bruxelas para, entre outras questões, debater a dimensão do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MES) que deve entrar em vigor em Julho.

Ver comentários
Outras Notícias