Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BCE à espera de novos dados económicos para reduzir juros

O Banco Central Europeu (BCE) está à espera de novos dados económicos antes de decidir se se justifica ou não uma redução na sua taxa de juro de referência, avançou a agência noticiosa norte-americana Reuters citando fontes ligadas ao Conselho de Governad

Ana Filipa Rego arego@negocios.pt 20 de Junho de 2005 às 14:58
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O Banco Central Europeu (BCE) está à espera de novos dados económicos antes de decidir se se justifica ou não uma redução na sua taxa de juro de referência, avançou a agência noticiosa norte-americana Reuters citando fontes ligadas ao Conselho de Governadores do banco.

Segundo a mesma fonte, o Conselho de Governadores está dividido quanto à previsão de que uma eventual redução das taxas de juro vá ajudar a economia da Zona Euro. A subida da confiança foi citada como o motor para impedir um abrandamento da economia. Algumas fontes ligadas ao processo disseram que uma redução nas taxas de juro iria ajudar a aumentar a confiança, outras que só iria prejudicar a credibilidade do banco central.

Uma fonte, que não quis ser identificada, disse que é «discutível» o facto de uma taxa mais baixa fazer com que os gastos aumentem. O Banco Central Europeu poderá discutir em Agosto a possibilidade de reduzir a taxa de juro de referência no final do ano. A ser decidida uma subida essa não deverá acontecer antes de Setembro, segundo as mesmas fontes.

«Penso que vamos dentro em breve ter uma ideia clara se será preciso clarificar as nossas ideias de uma forma que torne as taxas de juro mais baixas apropriadas», disse fonte não identificada à agência de notícias.

Como reacção a esta notícia o euro desvalorizava 1,14% para os 1,2146 dólares.

Outras Notícias