Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BCE com amplo espaço para subir juros

A taxa de crescimento e de inflação na Zona Euro poderão revelar-se ainda mais fortes do que o previsto, aumentando o espaço para o Banco Central Europeu subir os juros. A afirmação é de Nicholas Garganas, presidente do banco central grego e membro do Con

Negócios 12 de Setembro de 2006 às 09:29
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A taxa de crescimento e de inflação na Zona Euro poderão revelar-se ainda mais fortes do que o previsto, aumentando o espaço para o Banco Central Europeu subir os juros. A afirmação é de Nicholas Garganas, presidente do banco central grego e membro do Conselho de Governadores do BCE.

Em declarações citadas pela agência Bloomberg, o responsável sublinha que "existe ainda um grau considerável de acomodação monetária que precisa ser reduzido", dando a entender que o movimento de subida das taxas de juro poderá prolongar-se por 2007.

Garganas adiantou que "não ficaria surpreendido" caso o  crescimento e a inflação na Zona Euro fossem superiores ao antecipado pelo BCE que, há duas semanas reviu em alta as suas previsões. Segundo explicou, a autoridade monetária do euro está "muito preocupada" com o comportamento dos preços que, ao contrário das projecções iniciais, deverão continuar a acelerar em 2007.

As mais recentes previsões do BCE apontam para que a taxa de inflação se situe este ano entre 2,3% e 2,5%, e entre 1,9% e 2,9% em 2007. Desde o início de Dezembro último, o BCE já elevou as taxas de juro quatro vezes, para 3%.

Os analistas estão a antecipar uma nova subida, possivelmente de 0,25 pontos percentuais, na próxima reunião do Conselho de Governadores, marcada para 5 de Outubro.

Outras Notícias