Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BCE compra dívida portuguesa no mercado secundário

O Banco Central Europeu está no mercado secundário a comprar dívida pública portuguesa, na mesma semana em que o FEEF deverá ir ao mercado em busca de financiamento para Portugal e Irlanda.

Ana Laranjeiro alaranjeiro@negocios.pt 03 de Janeiro de 2012 às 16:44
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...
O Banco Central Europeu (BCE), está no mercado secundário a comprar dívida pública portuguesa, de acordo com duas fontes, que preferiram manter o anonimato, citadas pela agência Bloomberg.

As taxas subjacentes às obrigações portuguesas, na maturidade a dois anos, estão a negociar nos 15,774%, a três anos nos 17, 208%, a cinco nos 15, 966% e a dez anos nos 13,485%, de acordo com as taxas de juro genéricas da Bloomberg.

Entretanto esta terça-feira surgiu a notícia de que o Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF) contratou três bancos para ajudar na emissão de dívida – no valor de três mil milhões de euros - que vai financiar Portugal e a Irlanda ao abrigo do programa de resgate, que ambos os países subscreveram.

O Crédit Suisse, o Deutsche Bank e o Société Générale vão assim ajudar a gerir esta oferta, que é a primeira emissão do fundo a três anos. A emissão deve acontecer já na próxima quinta-feira, dia 5 de Janeiro, de acordo com pessoas com conhecimento da operação, citadas pela agência Bloomberg.
Ver comentários
Saber mais BCE mercado secundário FEEF dívida pública financiamento ajuda externa
Outras Notícias