Notícia
BCE empresta 75,8 mil milhões de euros a bancos europeus
O Banco Central Europeu emprestou aos bancos europeus 75,8 mil milhões de euros numa operação de refinanciamento a 35 dias.
Lusa
09 de Agosto de 2011 às 11:27

De acordo com os dados divulgados hoje pela instituição, o valor de liquidez fornecida aos bancos comerciais europeus com maturidade a 35 dias ficou ligeiramente acima dos leilões de prazo semelhante, sendo que o mais aproximado tem sido os leilões cujo empréstimo tem uma duração de 28 dias.
No leilão semanal, os bancos comerciais conseguiram cerca de 157,1 mil milhões de euros de financiamento junto do BCE, o mais baixo dos últimos quatro leilões.
Os dois mecanismos do banco central para fornecer liquidez aos bancos comerciais têm uma taxa fixa (a estipulada pelo BCE para as principais operações de refinanciamento) de 1,5 por cento.
Ao contrário do que acontecia antes do eclodir da crise financeira, o BCE empresta aos bancos comerciais o valor total que estes pedirem, sem agravamento dos juros pedidos, desde que estes apresentem colaterais suficientes e cumpram as normas estipuladas pelo regulador europeu.
Antes da crise, o BCE não fornecia liquidez a tão longo prazo (caso das chamadas operações especiais) e estipulava o valor que estava disponível a emprestar prévio ao leilão, sendo este alocado junto dos bancos que fizessem a melhor oferta (taxa de juro oferecida).