Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BCE já não compra obrigações soberanas há 15 semanas

Autoridade monetária comprou dívida soberana em duas das últimas 20 semanas.

Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 11 de Julho de 2011 às 15:43
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
O Banco Central Europeu (BCE) deixou de comprar obrigações soberanas há 15 semanas. Neste momento, tem 74 mil milhões de euros em obrigações de Estados europeus.

Nas últimas 20 semanas, a autoridade europeia só fez compras em duas delas, já que começou a aperceber-se que o programa que tinha iniciado não estava a resultar.

Nesse plano, iniciado a 10 de Maio de 2010, o BCE começou a adquirir títulos de dívida, com o objectivo de impedir a escalada dos juros pedidos pelos investidores para deterem obrigações de países periféricos. A estratégia não se mostrou eficaz e não evitou o pedido de resgate internacional da Irlanda e de Portugal, para além do da Grécia.

Há quatro semanas que a autoridade europeia tem 74 mil milhões de euros em obrigações na sua carteira, embora o BCE pretenda ver uma redução desse valor. Por isso, como acontece normalmente, o banco vai promover amanhã a tomada de depósitos de curto prazo, uma medida cuja finalidade é diminuir a liquidez que o banco adquiriu com as compras.

Neste momento, com o BCE fora do mercado, os juros estão a disparar nos vários mercados de dívida periféricos. Grécia, Irlanda, Portugal, Itália e Espanha sentem uma subida expressiva das "yields".

Ver comentários
Saber mais BCE Zona Euro obrigações soberanas Banco Central Europeu dívida países periféricos crise da dívida
Outras Notícias