Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BCE não compra dívida soberana há nove semanas

Há nove semanas consecutivas que o BCE não vai ao mercado secundário "socorrer" os países do euro mais acossados pelos investidores.

Eva Gaspar egaspar@negocios.pt 30 de Maio de 2011 às 15:20
Depois de ter gasto mais de 75 mil milhões de euros na compra de dívida dos países periféricos para tentar – sem sucesso – travar a subida das taxas de juro, o Banco Central Europeu (BCE) parece ter fechado de vez esta “torneira”.

Pela nona semana consecutiva, a autoridade monetária do euro anunciou que não fez qualquer compra de títulos soberanos no mercado secundário, não obstante as taxas de juro gregas, irlandesas e portuguesas continuarem em alta.

Em Maio do ano passado, o BCE havia lançado um programa especial de compra de títulos de dívida para complementar a ajuda externa à Grécia e evitar que outros países seguissem o seu destino.

A decisão foi então muito controversa (em Frankfurt e não só) e não surtiu os efeitos desejados: um ano depois, Irlanda e Portugal também já pediram ajuda externa e, ainda assim, as taxas de juro continuam sem dar sinais de estabilização, sugerindo a probabilidade de a ajuda externa ser seguida de algum tipo de reestruturação de dívida, em especial no caso grego.
Ver comentários
Saber mais BCE nove semanas mercado secundário compra de dívida
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio