Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BCE pondera aumento de capital

Jean-Claude Trichet está com receios de uma possível desvalorização de activos. Duplicar o capital social é uma das hipóteses em cima da mesa

Negócios negocios@negocios.pt 14 de Dezembro de 2010 às 08:49
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
O Banco Central Europeu (BCE) está a pensar aumentar o seu capital para fazer frente a possíveis perdas com compra de obrigações. O pedido deverá chegar em breve aos Estados europeus e numa altura em que alguns deles se confrontam com graves dificuldades de financiamento.

A notícia, avançada pela Reuters sem citar fontes identificadas, atribui a necessidade de aumento de capital aos receios que os banqueiros centrais têm de virem a enfrentar desvalorizações dos activos que andam a comprar. Uma das fontes anónimas com quem a agencia falou diz que “até agora estamos a falar de valores muito modestos, mas e se [a intervenção] aumentar e de repente as obrigações valerem 30% menos?”. Entre os diversos cenários em cima da mesa admite-se mesmo uma duplicação do capital.

A instituição liderada por Jean-Claude Trichet tem um capital social de aproximadamente 5,8 mil milhões de euros. Todos os 27 países da União Europeia contribuem para o capital, embora os 16 da Eurolândia fiquem com a fatia-de-leão: financiam 70% do valor, com a Alemanha à cabeça, a quem cabe 20% do valor.

O BCE tem estado particularmente activo na compra de obrigações soberanas para ajudar á estabilização da cotação da dívida dos países mais castigados pelo mercado. Desde Maio que o BCE comprou 72 mil milhões de euros, de acordo com um balanço da Reuters.
Ver comentários
Saber mais Trichet capital Mercados
Mais lidas
Outras Notícias