Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BCE sugere descida dos juros no próximo dia 5 de Dezembro

O membro do Conselho de Governadores do BCE Ernst Welteke considera que os riscos de crescimento na Zona Euro são mais evidentes do que a ameaça da inflação, declarações que sugerem uma redução dos juros na Zona Euro em Dezembro.

Pedro Carvalho pc@mediafin.pt 19 de Novembro de 2002 às 11:11
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O membro do Conselho do Banco Central Europeu (BCE) Ernst Welteke considera que os riscos de crescimento na Zona Euro são mais evidentes do que a ameaça da inflação, declarações que sugerem uma redução dos juros na Zona Euro em Dezembro.

Numa conferência em Estocolmo, Ernst Welteke afirmou hoje que «a presente taxa de inflação está muito perto do limiar da estabilidade», acrescentado que «o preços deverão retrair já no primeiro semestre do próximo ano».

No mês de Outubro, a taxa de inflação na Zona Euro saltou para 2,3%, acima do objectivo do BCE que pretende manter a taxa igual ou abaixo dos 2%.

Quanto aos riscos de crescimento económico, Ernst Welteke mostrou-se menos optimista, adiantando que «o risco para a economia tende a ser de decréscimo». No próximo ano, a autoridade monetária aguarda uma taxa de crescimento entre 2% a 2,5%, um cenário que o membro do Conselho classifica como «incerto».

Estas declarações de Welteke sugerem que o BCE venha, à semelhança do que fez a Reserva Federal norte-americana em Outubro, descer a taxa de juro que se encontra actualmente em 3,25%. Este nível de refinanciamento poderá ser revisto já na próxima reunião do BCE agendada para 5 de Dezembro.

Ver comentários
Outras Notícias