Política BE: "O medo converteu-se no maior aliado de um projecto político conservador na UE"

BE: "O medo converteu-se no maior aliado de um projecto político conservador na UE"

O Bloco de Esquerda defende que Europa "falhou" e que o "perigo" está atrás de cada Programa de Estabilidade". O Parlamento comemora 43 anos do 25 de Abril de 1974.
A carregar o vídeo ...
Marta Moitinho Oliveira 25 de abril de 2017 às 11:23

O Bloco de Esquerda defendeu esta terça-feira, 25 de Abril, que a Europa "falhou" e que o "medo converteu-se no maior aliado do projecto político conservador" que impõe austeridade aos países.

Durante as cerimónias de comemoração do 25 de Abril de 1974, a deputada bloquista Joana Mortágua exclamou: "Olhando para Europa quem pode não querer ver que a Europa falhou!"

Para o Bloco, o projecto europeu "espalhou a pobreza e o desemprego" e "quis rasgar a Constituição".

"O medo converteu-se no maior aliado de um projecto político conservador", defendeu, justificando que o poder centralista "procura ocupar cada espaço com sanções e restrições". 

Para o Bloco a ameaça está exactamente na concretização desta política financeira. "Perigo são as troikas que espreitam atrás de cada Programa de Estabilidade, que servem para nos lembrar que ainda somos livres."

Joana Mortágua criticou os que promovem a "propaganda de que todas as alternativas são populistas" e defendeu que "o maior erro é continuar a sacrificar a democracia" e que não é possível "baixar a guarda na defesa de uma democracia completa". 

O Bloco de Esquerda, que apoia o Governo no Parlamento, tem criticado as metas orçamentais fixadas pelo Executivo no Programa de Estabilidade para os próximos anos. 




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI