Economia BE: Relatório levou PS a assumir necessidade de reestruturação da dívida

BE: Relatório levou PS a assumir necessidade de reestruturação da dívida

A líder do Bloco de Esquerda assinalou esta terça-feira que o relatório sobre a sustentabilidade da dívida assinado com o PS "faz caminho", depois de ter feito os socialistas assinarem um documento assumindo a necessidade da reestruturação.
BE: Relatório levou PS a assumir necessidade de reestruturação da dívida
Miguel Baltazar
Lusa 02 de maio de 2017 às 18:59

"Pela primeira vez há um documento oficial do PS que assume a necessidade de reestruturação da dívida pública", vincou Catarina Martins, falando aos jornalistas em Lisboa, à margem de uma sessão com o candidato autárquico do partido à capital, Ricardo Robles.

 

Em causa está o relatório do grupo de trabalho formado pelo PS e pelo Bloco de Esquerda sobre a sustentabilidade da dívida portuguesa, documento revelado na sexta-feira e que apresenta uma proposta de reestruturação em 31% para 91,7% do Produto Interno Bruto (PIB), pedindo também ao Governo "cenários concretos" de reestruturação para serem utilizados em discussões europeias.

 

"É um relatório que faz caminho. O PSD está incomodado: não esperávamos outra coisa", acentuou ainda a líder bloquista.

 

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, acusou o Governo de querer "deitar a mão" às reservas de dinheiro do Banco de Portugal (BdP) como "medida extraordinária" para "ajudar a compor os números do défice".

 

Catarina Martins respondeu: "ouvi Passos Coelho dizer que se queria mexer nas reservas do BdP. Ninguém propõe tocar nas reservas do BdP. O que o relatório diz é algo que o BdP já está a fazer, que uma parte das provisões do BdP podem ser pagas como dividendos ao Estado. É um lucro que o BdP faz com a dívida pública portuguesa, e pode reverter em dividendos para o Estado", advogou a bloquista.

 

O lucro que o banco central "faz com a divida pública portuguesa deve voltar para o Estado", continuou Catarina Martins, defendendo o investimento em matérias como Saúde ou Educação.




Notícias Relacionadas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI