Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Bélgica confirma operação sindicada para esta terça-feira

A Bélgica confirmou que vai lançar uma operação de financiamento sindicada esta terça-feira, a primeira em nove meses e um dia depois de a Espanha ter feito uma operação semelhante.

Edgar Caetano edgarcaetano@negocios.pt 18 de Janeiro de 2011 às 10:49
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
A Bélgica vai esta terça-feira emitir dívida a 10 anos através de um sindicato bancário, um dia depois de a Espanha ter feito o mesmo. As notas a 10 anos podem implicar um prémio superior a 90 pontos base acima das “midswaps”, disse fonte próxima do processo à Bloomberg.

O Rei Alberto II ordenou na semana passada o chefe de governo interino, Yves Leterme (na foto), que reduzisse o défice para menos do que os actualmente previstos 4,1% do PIB.

O monarca incentivou também a retomada do debate político entre as regiões do Norte e do Sul, que colocaram o “rating” do crédito do país em risco.

Já ontem, uma responsável do Tesouro belga disse à Bloomberg que a operação poderia ser agendada em breve. “Temos o hábito de fazer uma emissão sindicada, quase todos os anos, no mês de Janeiro. Portanto, se virmos uma janela no mercado, vamos aproveitá-la”.

O prémio elevado tem como objectivo atrair os investidores e assegurar o sucesso da operação. “Os emitentes estão a compreender que estas emissões sindicadas obrigam a um prémio generoso”, diz à Bloomberg Mark Dowding, um gestor da Bluebay Asset Management PLC em Londres.

“Há um receio cada vez maior em torno da capacidade de resolver as querelas políticas internas e evitar um corte de ‘rating’ nas próximas semanas”, acrescenta a mesma fonte.

Ver comentários
Saber mais bélgica sindicada emissão dívida
Outras Notícias