Notícia
Bélgica confirma operação sindicada para esta terça-feira
A Bélgica confirmou que vai lançar uma operação de financiamento sindicada esta terça-feira, a primeira em nove meses e um dia depois de a Espanha ter feito uma operação semelhante.
- Assine já 1€/1 mês
- 1
- ...

O Rei Alberto II ordenou na semana passada o chefe de governo interino, Yves Leterme (na foto), que reduzisse o défice para menos do que os actualmente previstos 4,1% do PIB.
Já ontem, uma responsável do Tesouro belga disse à Bloomberg que a operação poderia ser agendada em breve. “Temos o hábito de fazer uma emissão sindicada, quase todos os anos, no mês de Janeiro. Portanto, se virmos uma janela no mercado, vamos aproveitá-la”.
O prémio elevado tem como objectivo atrair os investidores e assegurar o sucesso da operação. “Os emitentes estão a compreender que estas emissões sindicadas obrigam a um prémio generoso”, diz à Bloomberg Mark Dowding, um gestor da Bluebay Asset Management PLC em Londres.
“Há um receio cada vez maior em torno da capacidade de resolver as querelas políticas internas e evitar um corte de ‘rating’ nas próximas semanas”, acrescenta a mesma fonte.