Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Belém analisa composição do Governo de António Costa

A lista de ministros de António Costa já foi enviada para a Presidência da República, confirmou ao Negócios o gabinete de comunicação do Palácio de Belém. A composição do novo Governo está agora a ser analisada por Cavaco Silva e não deverão ocorrer mais desenvolvimentos esta terça-feira.

Costa transmitiu ao Presidente da República que o PS julga estarem 'criadas as condições para que o PS possa formar um Governo que disponha de apoio maioritário na Assembleia da República e que disponha de condições de estabilidade no país'.
Miguel Baltazar/Negócios
Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 24 de Novembro de 2015 às 17:26
  • Assine já 1€/1 mês
  • 39
  • ...

A Presidência da República confirma que, à mesa de Aníbal Cavaco Silva, já chegou a lista de ministros que António Costa quer ter no seu Governo. "A proposta de composição do Governo já foi recebida na Presidência da República", responde ao Negócios a assessoria para a comunicação social do Palácio de Belém, confirmando uma notícia avançada pela SIC Notícias.

Perto das 19:00, fonte de Belém avançou à Lusa que a lista do XXI Governo Constitucional está "em análise" pelo Presidente da República. Segundo a mesma fonte, não é previsível que hoje existam mais desenvolvimentos sobre a formação do novo Governo.

 

António Costa foi recebido esta terça-feira, 24 de Novembro, pelo Chefe de Estado que, depois disso, "decidiu, ouvidos os partidos políticos com representação parlamentar, indicar o Dr. António Costa para primeiro-ministro".

 

A TSF adiantou a lista completa dos membros do Governo PS, que será composta por 17 ministros, e que entretanto já foi dirigida a Cavaco Silva. Na composição, além do primeiro-ministro, destaca-se a já esperada escolha de Mário Centeno para ministro das Finanças. Manuel Caldeira Cabral ficará com a pasta da Economia e Vieira da Silva regressa a responsável pela Segurança Social. Ainda não há uma lista oficial. 

Pela frente, haverá desafios e obstáculos para o Executivo de Costa, que entra em funções depois de empossado, nomeadamente o cumprimento das suas propostas eleitorais e dos acordos com os partidos à esquerda (que asseguram a aprovação parlamentar).

Entretanto, e depois de tomar posse, António Costa tem de submeter o seu programa no Parlamento (acto em que caiu o Executivo de Pedro Passos Coelho). 

A entrega da lista de governantes em Belém ocorre depois do presidente socialista ter dito que o objectivo era que houvesse condições para que a tomada de posse do Governo tivesse lugar ainda esta semana"Espero que ainda esta semana o Governo possa tomar posse, na próxima semana o programa do Governo venha a ser aprovado nesta Assembleia e um Governo de pleno direito possa dar início a um virar de página", disse Carlos César aos jornalistas. 

A composição do Governo, segundo a TSF

A lista avançada pela TSF conta com 17 ministros. Ainda não foi alvo de confirmação oficial por parte nem do PS nem da Presidência da República. 

Primeiro-ministro
- António Costa

Ministro das Finanças - Mário Centeno

Ministro Adjunto - Eduardo Cabrita

Ministro dos Negócios Estrangeiros - Augusto Santos Silva

Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa - Mª Manuel Leitão Marques

Ministra da Justiça - Francisca Van Dunem

Ministra da Administração Interna - Constança Urbano de Sousa

Ministro da Defesa - Azeredo Lopes

Ministro do Planeamento e Infraestruturas - Pedro Marques

Ministro da Economia - Manuel Caldeira Cabral

Ministro da Trabalho, Solidariedade e Segurança Social - José António Vieira da Silva

Ministro da Saúde - Adalberto Campos Fernandes

Ministro da Educação - Tiago Brandão Rodrigues

Ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior - Manuel Heitor

Ministro do Ambiente - João Pedro Matos Fernandes

Ministro da Agricultura - Capoulas Santos

Ministra do Mar - Ana Paula Vitorino

Ministro da Cultura - João Soares

(Notícia actualizada com mais informações pelas 19:42)

Ver comentários
Saber mais António Costa Governo Belém ministros Presidência da República
Outras Notícias