A carregar o vídeo ...
Em direto Negócios Iniciativas

Glocal Matosinhos | Pensar Global Agir Local

Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Belmiro de Azevedo cai na lista dos mais ricos do mundo

Belmiro de Azevedo, o único português na lista dos mais ricos do Mundo da "Forbes", caiu no "ranking" para a 407ª posição, com uma fortuna pessoal de 2,3 mil milhões de dólares (1,74 mil milhões de euros). Bill Gates é o mais rico do planeta pelo 13º ano

Paulo Moutinho 09 de Março de 2007 às 09:44
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Belmiro de Azevedo, o único português na lista dos mais ricos do Mundo da "Forbes", caiu no "ranking" para a 407ª posição, com uma fortuna pessoal avaliada em 2,3 mil milhões de dólares (1,74 mil milhões de euros). Bill Gates é o mais rico do planeta pelo 13º ano consecutivo, num período em que as maiores fortunas cresceram 35%.

Segundo o «ranking» hoje divulgado pela revista Forbes, Belmiro de Azevedo caiu 57 posições na lista dos mais ricos do Mundo, ocupando agora a 407ª posição, depois de em 2005 ter subido para o 350º lugar.

O presidente da Sonae, segundo a revista "Forbes", apesar da descida no "ranking", aumentou a sua fortuna pessoal, quando denominada em dólares.

Belmiro de Azevedo terminou o ano 2006 com uma riqueza calculada em 2,3 mil milhões de dólares (1,74 mil milhões de euros), mais 100 milhões de dólares que os 2,2 mil milhões de dólares de 2005, valor que ao câmbio euro/dólar da altura ascendia a 1,85 mil milhões de euros.

Belmiro de Azevedo é o principal accionista da Sonae SGPS, empresa que tem actualmente uma capitalização bolsista de 3,2 mil milhões de euros. Em 2006, a Sonaecom, detida em mais de 50% pela Sonae SGPS, lançou uma OPA sobre a Portugal Telecom, um processo que terminou no passado dia 2 de Março, sem sucesso.

Bill Gates: o mais rico do mundo pelo 13º ano consecutivo

Bill Gates é homem mais rico Mundo pelo 13º ano consecutivo, segundo o "ranking" da revista "Forbes", hoje divulgado. Em 2006, o «patrão» da Microsoft aumentou a sua fortuna pessoal em 12% para os 56 mil milhões de dólares (mil milhões de euros), mantendo a vantagem face ao "guru" Warren Buffett.

O dono da Berkshire Hathaway, Warren Buffett manteve a segunda posição na lista com uma fortuna avaliada em 52 mil milhões de dólares, um crescimento de mais de 24% em um ano.

No "top 5" da lista da «Forbes» surge também o mexicano Carlos Slim Helu, accionista da PT, com 49 mil milhões de dólares, seguido pelo fundador do IKEA, Ingvar Kamprad com 33 mil milhões de dólares. O presidente da Mittal, a maior fabricante de aço do Mundo, é o quinto mais rico do Mundo com 32 mil milhões de dólares.

Dois novos multimilionários no "top 10"

Entre os dez mais ricos do mundo existem duas novas entradas. Amâncio Ortega, presidente da Inditex, detentora da Zara, ocupa agora a oitava posição, com um fortuna avaliada em 24 mil milhões de dólares.

Além do CEO da cadeia de vestuário, entrou para o "top 10" mundial o homem mais rico do Canadá, David Thomson, com uma fortuna pessoal avaliada em 22 mil milhões de dólares.

Paul Allen, o co-fundador da Microsoft, foi um dos que cedeu lugar no topo da lista dos mais ricos, ao perder, em 2006, mais de 4 mil milhões de dólares, ficando ainda com 18 mil milhões.

O dono do Chelsea de José Mourinho, Roman Abramovich também recuou no "ranking", surgindo agora no 16º lugar com uma fortuna de 18,7 mil milhões de dólares, resultante dos seus investimentos em petróleo.

946 multimilionários no Mundo

No total, a revista "Forbes" contabiliza 946 multimilionários, mais 153 que os 793 verificados no "ranking" referente ao ano 2005. Em apenas um ano, a fortuna deste grupo cresceu 35% dos 2,6 biliões de dólares para os actuais 3,5 biliões.

O crescimento da fortuna dos mais ricos ficou a dever-se, em parte, à forte valorização dos mercados de capitais, e também ao aumento das riquezas em países como a Rússia, que só em 2006 acrescentou à lista mais 19 multimilionários.

O número de multimilionários na Índia superou os do Japão, depois de mais de duas décadas. Em 2006 entraram para a lista da "Forbes" mais 36 multimilionários provenientes da Índia.

Os Estados Unidos da América voltam a dominar a lista dos mais ricos da "Forbes", que este ano conta com um total de 53 nacionalidades. Existem 415 multimilionários nos EUA, representando 44% dos 946 mais abastados.

Dos 946 multimilionários, 60% são denominados de «self-made», ou seja, pessoas que não herdaram a fortuna que actualmente detêm.

O número de mulheres no «ranking» da Forbes aumentou para as 83, das 78 verificadas no ano anterior, e o multimilionário mais novo é o Príncipe Albert von Thurn und Taxis da Alemanha que aos 23 anos tem cerca de 2 mil milhões de dólares.

Outras Notícias