Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Berlusconi apresenta demissão

O primeiro-ministro italiano entregou hoje o seu pedido de demissão ao Presidente da República, Carlo Ciampi. Sílvio Berlusconi havia pouco antes anunciado ao Parlamento a intenção de apresentar a sua demissão assim como a de formar imediatamente novo Gov

Negócios 20 de Abril de 2005 às 17:03
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O primeiro-ministro italiano entregou hoje o seu pedido de demissão ao Presidente da República, Carlo Ciampi. Sílvio Berlusconi havia pouco antes anunciado ao Parlamento a intenção de apresentar a sua demissão assim como a de formar imediatamente novo Governo, com os mesmos parceiros da coligação de centro-direita.

Segundo afirmou, tenciona cumprir o mandato de cinco anos até ao fim, o que significa que eleições legislativas apenas terão lugar dentro de um ano. «Aceitei o desafio de formar um novo Governo», disse, depois de ter garantido ter encontrado um meio para pôr fim à mais severa crise governamental desde a vitória eleitoral em 2001.

À excepção de Umberto Bossi, da Liga Norte, os líderes das outras duas formações políticas que integram a coligação – a UCD (União dos Democratas Cristão) e a AN (Aliança Nacional) – exigem a demissão de Berlusconi para abrir espaço a uma profunda remodelação governamental desde a pesada derrota nas eleições regionais, em que a coligação perdeu 12 das 14 eleições regionais este mês.

A UCD chegou mesmo a retirar os seus quatro ministros do Governo, e a AN ameaçou fazer o mesmo. 

Berlusconi resistiu até ao derradeiro minuto, mas acabou por ceder. Recorde-se que já esta segunda-feira, o primeiro-ministro italiano anunciara que iria apresentar a demissão ao Presidente da República, tendo depois acabado por não o fazer.

Outras Notícias