Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Berlusconi não deverá candidatar-se nas próximas eleições mas vai continuar no partido

Um dos líderes europeus mais controversos da Europa anunciou que pretende alterar a constituição de Itália e reformar o sistema de justiça antes do fim do mandato, em 2013.

Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 14 de Abril de 2011 às 15:53
Sílvio Berlusconi não deverá candidatar-se nas eleições de 2013. Apesar de este ser um anúncio condicional, a verdade é que se começa a desenhar uma possível sucessão ao primeiro-ministro italiano, já que Berlusconi até apontou um herdeiro ao "trono" que ocupa há 17 anos, o actual ministro da Justiça.

A não candidatura à próxima legislativa, depois de terminar o actual mandato, dependerá dos resultados das sondagens. "Preferia ser apenas o cabeça de lista e continuar a ser o nobre fundador do partido [Povo da Liberdade] sem ter um papel activo no Governo", cita o "El País", com base nas informações recolhidas num encontro de Berlusconi com correspondentes estrangeiros no dia de ontem.

Para o cargo de primeiro-ministro, o sucessor indicado por Berlusconi como provável é o ministro da Justiça, Angelino Alfano. Lembra o "The Guardian" que este é o ministro responsável por ter conseguido a aprovação de uma lei que impede o processo judicial contra o líder italiano, em que é acusado por ter subornado o advogado para mentir em tribunal.

Numa altura em que enfrenta um momento delicado nos tribunais, o líder do Executivo italiano assegurou não ter "nenhum, nenhum, nenhum interesse em ser presidente da República".

Aos jornalistas, a controversa figura da política afirmou que pretende corrigir o sistema judicial de Itália e alterar ainda a constituição do país até ao fim do actual mandato, em 2013.
Ver comentários
Saber mais Sílvio Berlusconi Itália Justiça Angelino Alfano
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio