Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Bloco de países liderado pela Alemanha está disposto a deixar a Grécia sair do euro

O ministro das Finanças de Malta apontou que vários países não estão dispostos a recuar perante a Grécia. "Eu penso que chegámos agora a um ponto onde eles vão dizer à Grécia 'se querem realmente sair, saiam'", preconizou Edward Scicluna.

André Cabrita-Mendes andremendes@negocios.pt 20 de Fevereiro de 2015 às 13:08
  • Partilhar artigo
  • 37
  • ...

Vários países do euro, incluindo a Alemanha, estão dispostos a deixar sair a Grécia da moeda única. A porta de saída da região monetária pode ser mostrada a Atenas, se o Governo de Alexis Tsipras não chegar hoje a acordo com os parceiros europeus.

 

A possibilidade da Grécia sair do euro foi apontada pelo ministro das Finanças de Malta, esta sexta-feira, 20 de Fevereiro, em entrevista ao jornal Malta Today.

 

"Eu penso que chegámos agora a um ponto onde eles vão dizer à Grécia 'se querem realmente sair, saiam'", disse Edward Scicluna, horas antes da reunião do Eurogrupo.

 

"E eu penso que eles vão levar isto a sério, porque a Alemanha, Holanda e outros vão ser duros e vão insistir que a Grécia pague de volta a solidariedade demonstrada pelos estados-membros ao respeitar as condições", afirmou.

 

O ministro de Malta criticou também o método de actuação de Alexis Tsipras e de Yanis Varoufakis. "Infelizmente para a Grécia, eles não sabem as regras e como o Eurogrupo trabalha. Eles são completamente novos e isso é negativo para eles", afirmou Edward Scicluna.

 

O alerta do ministro maltês acontece depois de outros dois estados-membros terem vindo ontem a público admitirem a saída da Grécia do euro: a Estónia e a Eslováquia.

 

Primeiro, foi o primeiro-ministro estónio a defender que a "eventualidade hipotética de um dos seus membros sair deverá ter pouco impacto", disse Maris Lauri. Depois, foi o primeiro-ministro eslovaco a declarar-se "calmo" perante a possibilidade de a Grécia sair da Zona Euro, afirmou Robert Fico.

Ver comentários
Saber mais Grécia Alemanha Atenas Governo de Alexis Tsipras Malta Edward Scicluna Bruxelas Holanda Alexis Tsipras Yanis Varoufakis Eurogrupo
Outras Notícias