Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Brasil: Caos e mortes no Espírito Santo ameaçam chegar ao Rio em véspera de Carnaval

A violência e as pilhagens tomaram conta do Estado do Espírito Santos e há já 87 mortes registadas. Há cinco dias que a polícia está em paralisada e a greve pode agora alargar-se ao Estado do Rio de Janeiro.

Brasil 6ª posição em 2030, com PIB de 3.955 mil milhões de dólares, após 7ª posição em 2014.
Negócios 08 de Fevereiro de 2017 às 14:48
  • Assine já 1€/1 mês
  • 5
  • ...

Oitenta e sete mortos, inúmeras lojas pilhadas e vandalizadas é o balanço que a imprensa brasileira faz nesta quarta-feira, 8 de Fevereiro, após cinco dias de greve da polícia que protesta contra a decisão do governo do Espírito Santo de manter os respectivos salários congelados.

Para tentar repor a ordem, o Exército foi chamado ontem ao Estado do sudeste brasileiro, mas o caos ameaça agora alastrar-se a sul, ao Estado do Rio de Janeiro, onde a polícia também ameaça entrar em greve.


Segundo relata o El País Brasil, centenas de policiais civis, militares, agentes penitenciários e bombeiros concentraram-se esta manhã em frente da Assembleia Legislativa do Rio, no centro da cidade, indignados com o conjunto de medidas de austeridade que o Governo do Estado propôs para tentar superar a grave crise financeira em que se afundou. Em véspera de Carnaval, a polícia que está com salários em atraso (tal como professores e bombeiros) ameaça entrar em greve.

O Rio de Janeiro é um dos Estados mais endividados do Brasil, apresentando uma dívida de 6,5 mil milhões de reais (quase dois mil milhões de euros) que vence neste ano para com o governo federal. Dois antigos governadores do Estado - Sérgio Cabral e Anthony Garotinho (entretanto falecido) – foram detidos por suspeitas de corrupção e desvio de dinheiro público.
Ver comentários
Saber mais Espírito Santo Estado do Rio de Janeiro Carnaval protestos greve polícia mortes pilhagem Sérgio Cabral distúrbios guerras e conflitos
Mais lidas
Outras Notícias