Notícia
Bruxelas afasta nova recessão e insiste que há sinais de recuperação
A Comissão Europeia assegurou hoje que os fundamentais económicos nos países da União mostram "sinais de recuperação" e afirmou não ver indícios de uma nova recessão.
Lusa
09 de Agosto de 2011 às 16:43
- 2
- ...

Para Bruxelas, "há fundamentais das economias europeias que têm de ser vistos em paralelo com os mercados bolsistas" e que mostram "sinais de recuperação, ainda que, por vezes, sejam muito limitados".
"Somos mais optimistas do que os mercados financeiros", insistiu.
A Comissão Europeia considerou ainda que é "demasiado cedo" para falar das possíveis consequências a longo prazo das turbulências dos últimos dias nos mercados bolsistas e não quis pronunciar-se sobre a decisão da Standard & Poor's de baixar a classificação da dívida dos Estados Unidos de AAA para AA+.
Bailly recordou que Bruxelas tem certas "dúvidas" sobre a influência e as análises das agências de notação financeira na Europa, pelo que apresentará propostas para a sua regulação no Outono.
O executivo comunitário negou ainda que exista uma falta de liderança na gestão europeia da crise dos mercados verificada nos últimos dias e recordou que os líderes do euro tomaram as decisões pertinentes na cimeira do passado dia 21 de Julho.
"Agora é o momento de aplicá-las", disse Bailly, que descartou a realização de uma nova cimeira europeia para discutir o tema da crise da dívida soberana, uma vez que a Comissão Europeia considera que as medidas necessárias já foram tomadas.