União Europeia Bruxelas avança com 445 milhões de euros de ajuda humanitária para a Síria

Bruxelas avança com 445 milhões de euros de ajuda humanitária para a Síria

A Comissão Europeia anunciou esta terça-feira que vai contribuir com 445 milhões de euros de ajuda humanitária para apoiar a Síria e a região envolvente.
Bruxelas avança com 445 milhões de euros de ajuda humanitária para a Síria
David Santiago 15 de março de 2016 às 13:24

Os Estados-membros da União Europeia (UE) vão financiar com 445 milhões de euros programas de ajuda humanitária para apoiar as vítimas da crise síria. Esta terça-feira, 15 de Março, a Comissão Europeia anunciou que em 2016 vai contribuir com aquele montante para apoiar em termos humanitários as populações atingidas por uma guerra que se prolonga há já mais de cinco anos e que terá provocado cerca de 300 mil mortos.

 

Em comunicado, o comissário europeu para a Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, o cipriota Christos Stylianides, explica que esta ajuda serve para apoiar "mais de 13 milhões de sírios", em especial a população síria mais vulnerável tanto dentro da Síria como nos países-vizinhos, Jordânia, Líbano e Turquia.

 

Estes meios financeiros chegarão às populações através dos programas levados a cabo pelas Nações Unidas e outras organizações internacionais e não-governamentais que estejam já no terreno, garantido alimentos, água, saneamentos e educação às populações com maiores dificuldades. Em termos segmentados, 140 milhões de euros serão canalizados para a Síria, 87 milhões para o Líbano, 53 milhões para a Jordânia e 165 milhões para a Turquia.

 

Este apoio financeiro não está relacionado com os 3 mil milhões de euros com que a UE apoiará a Turquia a gerir e acolher os milhares de migrantes e requerentes de asilo que permanecem no país. Nem com os 3 mil milhões de euros adicionais, acordados entre Bruxelas e Ancara, com que a UE financiará a gestão de migrantes em território turco.  

Isto numa altura em que as conversações para a paz na Síria foram ontem retomadas, em Genebra, com garantias de optimismo dadas por ambas as partes envolvidas na guerra civil síria. 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI