Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Bruxelas continua a acreditar que Portugal vai cumprir meta de défice para 2011 (act.)

A Comissão Europeia continua "confiante" de que Portugal vai cumprir a meta de um défice de 5,9% do PIB este ano.

Lusa 30 de Setembro de 2011 às 16:19
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...
A Comissão Europeia continua "confiante" de que Portugal vai cumprir a meta de um défice de 5,9% do PIB este ano, apesar dos dados hoje divulgados pelo INE relativos ao primeiro semestre, afirmou à Lusa o porta-voz dos Assuntos Económicos.

Amadeu Altafaj (na foto) reconheceu que os números hoje conhecidos são piores do que Bruxelas desejaria, mas acrescentou que também são um pouco enganadores e "exageram o real grau de derrapagem", designadamente porque a revisão em alta do défice se deve sobretudo ao "deslize" orçamental na Madeira, e disse acreditar que os números no segundo semestre deste ano serão melhores que os do primeiro semestre.

"Continuamos confiantes que o Governo tomará todas as medidas necessárias para atingir o objectivo geral de défice de 5,9% do PIB", disse, admitindo que seja necessário tomar medidas adicionais àquelas já anunciadas.

No entanto, o porta-voz do comissário Olli Rehn lembrou que algumas das medidas já anunciadas e antecipadas pelo Governo só entrarão em vigor no segundo semestre, pelo que Bruxelas espera um melhor desempenho na segunda metade do ano, e que "o défice seja menor que no primeiro semestre" (8,3%).

"A Comissão, juntamente com o FMI e o BCE, vai continuar a monitorizar de perto a evolução das finanças públicas em Portugal no contexto do programa de ajustamento económico", disse ainda Amadeu Altafaj.



Ver comentários
Saber mais Altafaj Bruxelas Portugal INE
Outras Notícias