Notícia
Bruxelas poderá rever em baixa previsão de crescimento para Zona Euro
A economia europeia poderá crescer menos que o esperado em 2003, revelou hoje a Comissão Europeia, com a ameaça de guerra a levar as empresas e famílias a adiar decisões de investimento e consumo.
- Assine já 1€/1 mês
- ...
A Comissão Europeia poderá rever em baixa a previsão de crescimento de 1,8% previsto para a economia da Zona Euro em 2003, afirmou o porta-voz do organismo comunitário em conferência de imprensa. As próximas previsões económicas serão publicadas a 8 de Abril.
«Estamos a analisar uma revisão em baixa», afirmou Gerassimos Thomas, citado pela Bloomberg, acrescentando que «alguns dos riscos que obrigam à revisão materializaram-se».
Alguns dos membros do Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE), incluindo o presidente do banco, Wim Duisenberg, já alertaram que o crescimento previsto para este ano deverá ficar abaixo do esperado.
O BCE decidiu manter a 6 de Fevereiro a principal taxa de juro da Zona Euro nos 2,75%. A Comissão Europeia estima uma retracção para a primeira metade deste ano, a segunda num espaço de 15 meses, e uma recuperação no segundo semestre do ano.