Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Câmaras de Lisboa, Porto e Gaia são as mais endividadas do País

As Câmaras Municipais de Lisboa, do Porto e de Vila Nova de Gaia são as três mais endividadas do País. No total, 57 câmaras já ultrapassaram limites ao endividamento. Mais 11 do que seis meses antes.

Negócios negocios@negocios.pt 20 de Abril de 2006 às 09:04
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

As Câmaras Municipais de Lisboa, do Porto e de Vila Nova de Gaia são as três mais endividadas do País. No total, 57 câmaras ultrapassaram limites ao endividamento. Mais 11 do que há seis meses.

A notícia é avançada hoje pelo «Diário de Notícias», que discrimina que quase um quinto dos municípios esgotaram, em Janeiro deste ano, a sua capacidade de endividamento.

O número de 57 câmaras acima do limite em Janeiro compara com 46 em Junho de 2005. Nos últimos seis meses do ano passado, 16 autarquias ultrapassaram a fasquia do endividamento máximo, enquanto cinco municípios recuperaram para um saldo de endividamento positivo, «devido à liquidação ou amortização de empréstimos bancários», explica o «DN».

Em nove câmaras municipais, o endividamento é hoje superior a 100%: Lisboa (endividamento de 362%), Porto (154%), Vila Nova de Gaia (151%), Vila do Conde (145%), Loures (131%), Sesimbra (131%), Setúbal (129%), Chamusca (112%), Figueira da Foz (112%) são as mais endividadas, «estando impedidas de contrair novos empréstimos».

Pela positiva no último semestre destacam-se as câmaras de Soure, Valongo, Santarém, Ourém e Felgueiras.

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias