Política Campanha contra o Brexit "presa" nas ruas de Londres

Campanha contra o Brexit "presa" nas ruas de Londres

Um grande autocarro vermelho de campanha contra o Brexit vai percorrer o Reino Unido em forma de protesto mas no primeiro dia acabou preso nas ruas de Londres.
Campanha contra o Brexit "presa" nas ruas de Londres
reuters
Raquel Murgeira 21 de fevereiro de 2018 às 17:38

Um autocarro de campanha contra o Brexit foi a forma do grupo activista Pró-Europa protestar contra a saída do Reino Unido da União Europeia.

 

O autocarro anti-Brexit iria começar esta quarta-feira a protestar pelas ruas de Londres mas o primeiro dia na estrada não correu como o esperado.

 

O veículo acabou por ficar preso numa rua estreita e lateral ao centro da capital londrina quando se dirigia para o distrito de Westminster.

 

Um grande autocarro vermelho a passear pelas por Londres e com o slogan: "O Brexit vai custar 2.000 milhões de libras por semana…diz um relatório do Estado. Vale a pena?". Falamos de 2.262.000 de euros. O intuito é apresentar ao público o preço que custa esta saída e outras consequências negativas do Brexit.

 

"Há tanta informação nova sobre os custos do 'Brexit'. Temos de apresentar os factos às pessoas e deixá-las decidir por si próprias", esclareceu Virginia Beardshaw, membro da organização desta campanha, citada pela Lusa.

A estética do transporte refere-se à reivindicação dos activistas anti-Brexit, de que a saída implicaria um custo de 2.000 milhões de libras por semana. Segundo a Lusa, um valor calculado a partir de uma estimativa do próprio governo de que a saída da UE, incluindo do mercado único e da união alfandegária, teria um impacto de 5% do produto interno bruto (PIB) nos próximos 15 anos, o que corresponde a dois mil milhões de libras.

 

São oito dias de campanha. O autocarro irá circular por todo o Reino Unido de 21 a 28 de Fevereiro, sendo organizado por 20 grupos locais não-partidários de todo o país.

 

No referendo de 23 de Junho de 2016, 52% dos eleitores votaram a favor da saída do Reino Unido da Europa, enquanto 48% votou pela continuidade do país na UE.

 

Após um longo processo de negociações, a saída oficial do Reino Unido da União Europeia acontece a 29 de Março de 2019 às 23h00. Esta é a data que está agendada, mas o Governo do Reino Unido pediu à União Europeia para repensar as propostas apresentadas no plano sobre o relacionamento entre os dois blocos após a concretização do Brexit, instando Bruxelas a prolongar o período de transição para lá do último dia de 2020 e com término indefinido.




pub