Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Casas, barcos, comboios, camas - a mão cheia de anúncios de António Costa

O primeiro-ministro reuniu anúncios e promessas na apresentação do Programa do Governo na Assembleia da República.

Lusa
Margarida Peixoto margaridapeixoto@negocios.pt 30 de Outubro de 2019 às 11:31
  • Assine já 1€/1 mês
  • 30
  • ...
O primeiro-ministro levou esta quarta-feira uma mão cheia de anúncios para apresentar o Programa de Governo para a legislatura que agora arranca. Perante os recém-empossados deputados da Assembleia da República, prometeu mais casas, mais barcos, mais comboios, mais camas para os estudantes e ainda muito mais.

António Costa pegou em todos os anúncios e promessas que têm vindo a ser feitos pelos socialistas nas últimas semanas e levou-os todos ao Parlamento, para a apresentação do Programa de Governo. 

Para os próximos quatro anos, o primeiro-ministro prometeu mais casas (10 mil), mais autocarros (700), mais comboios (14 novas composições para o Metro de Lisboa e 18 para o do Porto, e mais 22 comboios novos para a CP e outros 20 que serão recuperados), mais barcos (dez novos navios para a Transtejo), mais camas para os estudantes (12 mil), a conclusão de hospitais (quatro) e a construção do novo Hospital do Funchal, mais unidades de saúde familiar (20), um alargamento do cheque dentista, vales para a compra de óculos para crianças, equipas de saúde mental.

Prometeu ainda lutar por um acordo para a subida da generalidade dos salários, bem como por um entendimento na concertação social para definir um "valor de referência para a remuneração dos jovens qualificados".

Também confirmou a intenção de "aumentar progressivamente as deduções fiscais no IRS em função do número de filhos", uma medida que não deverá distinguir a dedução em função do rendimento do agregado familiar. Frisou ainda que o Governo vai criar o "complemento-creche, para apoiar as famílias a partir do segundo filho".
Ver comentários
Saber mais Programa de Governo António Costa Primeiro-ministro Assembleia da República
Outras Notícias