Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Catalunha: Mais de um milhão de pessoas votaram na consulta catalã nas primeiras 4 horas

Um total de 1.142.910 pessoas já tinham votado até às 13:00 locais (12:00 em Lisboa) no processo participativo independentista que decorre hoje na Catalunha, segundo dados avançados pela vice-presidente do Governo catalão.

Bloomberg
Lusa 09 de Novembro de 2014 às 16:44

"Até às 13:00 tinham participado 1.142.910 pessoas no processo de participação de hoje", anunciou Joana Ortega.

 

Joana Ortega falava aos jornalistas no centro de imprensa instalado pelo Governo regional para acompanhar o processo participativo de hoje, na primeira de três declarações que fará sobre o nível de participação.

 

"Desde as 09:00 que 1.317 locais de participação e 6695 mesas acolhem o processo de participação cidadã que hoje celebramos. Desde o primeiro momento a jornada está a decorrer com absoluta normalidade", disse.

 

"Os voluntários estão a cumprir as suas funções sem incidências. Milhares de cidadãs estão a participar de forma livre, para manifestar a sua opinião sobre o futuro político da Catalunha", considerou.

 

A comparência de Ortega foi ligeiramente mais tarde do que o previsto devido a atraso na recolha dos dados de participação já que a votação é registada de forma manual em cada um dos locais de voto.

 

Podem votar na consulta de hoje todos os catalães com mais de 16 anos e todos os estrangeiros com mais de 16 anos que vivam na Catalunha.

 

Sem censo eleitoral e sem qualquer dado comparativo possível, os dados só podem ser tido em contexto dos últimos votos realizados na Catalunha.

 

Assim, nas últimas eleições realizadas na Catalunha, as eleições europeias de maio último, o número total de votantes foi de 2,53 milhões ou 47,63%.

 

Nas legislativas de final de 2011 votaram na Catalunha cerca de 3,5 milhões de pessoas o que representa uma taxa de participação de 70,30%.

 

Desde a primeira hora da manhã que se verifica uma grande mobilização cidadã, com filas em vários dos pontos de votação mesmo antes das urnas abrirem, com praticamente normalidade total, às 09:00 locais (08:00 em Lisboa).

Ver comentários
Saber mais Joana Ortega Catalunha
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio