Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Cavaco ratifica acordo de livre comércio com Colômbia

O Presidente da República, Cavaco Silva, ratificou esta quinta-feira, 6 de Novembro, o acordo de livre comércio com a Colômbia, durante a visita a Portugal do presidente colombiano, Juan Manuel Santos, que sublinhou que os dois países vivem "as melhores relações" da sua história.

Lusa 06 de Novembro de 2014 às 14:05
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

"Hoje mesmo ratifiquei o acordo comercial multipartes entre a União Europeia, a Colômbia e Peru, que tinha sido aprovado há cerca de 15 dias pelo parlamento português. Este acordo muito beneficiará as relações económicas e comerciais entre os nossos dois países", afirmou Cavaco Silva.

 

O Chefe de Estado português falava, ao lado do Presidente da Colômbia, numa declaração conjunta que realizaram, em que não responderam a perguntas, após um encontro entre ambos no Palácio de Belém, em Lisboa, no âmbito da visita de trabalho de Juan Manuel Santos.

 

"Para Portugal, a Colômbia é um dos países mais relevantes da América Latina", declarou Cavaco Silva, sublinhando como as relações entre os dois países "se alargaram e se reforçaram nos mais variados domínios, na área político-diplomática, na área económica, comercial e de investimento, na área da saúde, da cultura, da segurança e da defesa".

 

Para Juan Manuel Santos, Portugal é um país com o qual, "sem lugar a dúvidas", Colômbia tem "as melhores relações" da sua história.

 

"Agradeço-lhe muito que hoje tenha assinado, senhor Presidente, a ratificação do tratado de livre comércio com a Europa e quero comunicar que a Colômbia já accionou todos os trâmites para o tratado de dupla tributação entre os dois países", disse.

 

O presidente colombiano, que incluiu Lisboa num périplo europeu que já o levou a Bruxelas, Berlim e Madrid, e no âmbito do qual estará também em Paris e Londres, sublinhou que "nos últimos anos, Portugal e a Colômbia geraram dinâmicas muito positivas para os dois países em todas as frentes, a frente económica, a frente política, a frente social, cultural, de investimentos".

 

"Há investidores muito importantes que já estão presentes na Colômbia, gerando prosperidade e riqueza no nosso país, e aqui também, porque é disso que se trata", afirmou Juan Manuel Santos.

Ver comentários
Saber mais Colômbia UE Portugal Cavaco Silva Presidência Juan Manuel Santos
Outras Notícias