Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Cavaco Silva vai condecorar Durão Barroso por serviços a Portugal e à União Europeia

O Presidente da República anunciou que vai condecorar o presidente da Comissão Europeia José Manuel Durão Barroso com o Grande Colar da Ordem do Infante D. Henrique, por serviços "de extraordinária relevância" para Portugal e União Europeia.

Lusa 31 de Outubro de 2014 às 11:24

A decisão de Cavaco Silva foi publicada esta sexta-feira, 31 de Outubro, no site da Presidência da República, estando a condecoração marcada para a próxima segunda-feira, às 12h00.

 

O site da Presidência sublinha que Durão Barroso, que termina hoje o seu mandato, depois de 10 anos à frente da Comissão Europeia, exerceu o "mais alto cargo internacional alguma vez assumido por um português", tendo realizado "serviços de extraordinária relevância" a Portugal e à União Europeia.

 

Durão Barroso será o segundo português a receber esta condecoração a título excepcional, já que o Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique se destina a Chefes de Estado.

 

No entanto, o antigo Presidente da República Jorge Sampaio já o tinha atribuído, em 2001, ao último governador português em Macau, Vasco Rocha Vieira.

 

Desde 2004, altura em saiu do Governo para assumir a liderança da Comissão Europeia, Durão Barroso já recebeu várias condecorações pelo exercício do cargo entre as quais se contam Cruz Maarjamaa de 1ª classe, da Estónia, em 2009, o Grande Colar de Timor-Leste, em 2010, a Grã-Cruz da Real y Distinguida Orden Española de Carlos III, de Espanha, em 2011, a medalha de Primeiro Grau da Ordem de Amílcar Cabral, de Cabo Verde, em 2012, e Grande Oficial da Légion d'Honneur, de França, em Julho passado.

Ver comentários
Saber mais Cavaco Silva Presidência da República Durão Barroso Comissão Europeia União Europeia Ordem do Infante D. Henrique
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio