Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Cavaco: UE está à prova e acordo para ajuda à Grécia é uma boa notícia

O Presidente da República, Cavaco Silva, considerou hoje que a União Europeia está à prova, que é preciso defender a moeda única, e congratulou-se com o acordo sobre o pacote de ajuda financeira à Grécia.

Lusa 04 de Maio de 2010 às 13:49
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O Presidente da República, Cavaco Silva, considerou hoje que a União Europeia está à prova, que é preciso defender a moeda única, e congratulou-se com o acordo sobre o pacote de ajuda financeira à Grécia. Durante um encontro com representantes diplomáticos da União Europeia, no Palácio de Belém, Cavaco Silva disse que o acordo de ajuda à Grécia que vai ser formalizado esta semana constituirá "uma boa notícia para a Europa e para a própria comunidade internacional".

"Constituirá a prova, também, de que os valores da responsabilidade e da solidariedade, já invocados na Declaração de Schuman, há mais de cinquenta anos, se mantêm vivos", completou.

No seu discurso de cerca de cinco minutos, o Presidente da República considerou que "o processo de integração europeia enfrenta, hoje, alguns dos maiores desafios a que alguma vez teve de fazer face".

"Não tenhamos dúvidas: a União Europeia está à prova", acrescentou.

Cavaco Silva defendeu, em seguida, que "o sucesso do euro é fundamental para o futuro da Europa num mundo global" e que "não há, não pode haver lugar para recuos relativamente ao euro, porque os custos seriam incomportáveis"

"Comprometeriam o progresso económico e social de todos os europeus e a credibilidade da própria construção europeia", apontou o Presidente da República.

A União Europeia enfrenta o "desafio de assegurar a estabilidade e credibilidade da moeda única", reforçou Cavaco Silva.

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias