Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Cavaco vai condecorar antigos ministros Teixeira dos Santos e Mariano Gago

O antigo ministro da Ciência Mariano Gago, que morreu em Abril deste ano e desempenhou funções nos governos socialistas de António Guterres e José Sócrates, será agraciado, a título póstumo, com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.

Ricardo Castelo
Lusa 06 de Junho de 2015 às 14:33
  • Partilhar artigo
  • 62
  • ...

O Presidente da República vai condecorar no 10 de Junho mais de 40 personalidades, entre as quais o ex-ministro das Finanças Teixeira dos Santos e, a título póstumo, o antigo ministro da Ciência Mariano Gago.

 

Fernando Teixeira dos Santos, que tutelou a pasta das Finanças entre 2005 e 2011, nos governos socialistas de José Sócrates, vai ser condecorado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.

 

O antigo ministro da Ciência Mariano Gago, que morreu em Abril deste ano e desempenhou funções nos governos socialistas de António Guterres e José Sócrates, será agraciado, a título póstumo, com igual distinção.

 

O antigo ministro da Agricultura Arlindo Cunha, que desempenhou funções entre 1990 e 1994 no Governo de Cavaco Silva e actualmente é presidente da comissão vitivinícola Região do Dão, será distinguido com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Empresarial, Classe do Mérito Agrícola.

 

O vice-almirante José Alfredo Monteiro Montenegro, o tenente-general Frederico José Rovisco Duarte, e o tenente-general António Afonso dos Santos Allen Revez receberão a Grã-Cruz da Ordem Militar de Avis.

 

O pintor e ceramista Querubim Lapa será condecorado como Grande-Oficial da Ordem de Sant'Iago da Espada, enquanto a médica Fátima Cardoso, o imunologista Henrique Viega-Fernandes e a antiga diretora do Palácio Nacional da Ajuda Isabel Silveira Coutinho serão agraciados como comendadores da mesma Ordem.

 

Receberão as insígnias de oficiais da Ordem de Sant'Iago de Espada o poeta Pedro Mexia, o astrofísico Vítor Cardoso, a astrobióloga Zita Martins e o escultor Alexandre Farto.

 

O cenógrafo António Lagarto e o compositor Júlio Pereira serão condecorados como Grande-Oficial da Ordem do Infante D.Henrique.

 

Como comendadores da mesma Ordem serão distinguidos o músico António Zambujo, os estilistas Carlos Gil, Nuno Baltazar e Nuno Gama, o secretário-geral da Fundação EurActiv João Diogo Pinto, o designer de moda Filipe Oliveira Baptista, o presidente da câmara de Lamego, Francisco Lopes, o antigo presidente da Associação de Jovens Empresários Francisco Maria Pinto Balsemão, o músico João Pracana e a directora do Museu do Fado, Sara Pereira.

O maestro Dinis Sousa e o coordenador de programas humanitários Bruno Neto receberão as insígnias de Cavaleiro da Ordem do Infante D.Henrique.

 

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima será agraciada como membro honorário da Ordem da Liberdade.

Como Grande-Oficial da Ordem do Mérito será distinguido o médico oftalmologista António Travassos e o presidente da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica João Almeida Lopes.

 

O empresário Orlando da Costa Lourenço receberá as insígnias de Grande-Oficial da Ordem do Mérito Empresarial, Classe do Mérito Agrícola.

 

Como comendadores da Ordem do Mérito serão condecorados o ex-presidente da câmara de Resende António Borges, o presidente do conselho de administração da Editorial Presença, Francisco Espadinha, o antigo presidente da câmara de Armamar Hernani Almeida, o ex-presidente da câmara de Sernacelhe José Cardoso e a médica ginecologista Maria Teresa Osório Mesquita Montes.

 

O professor catedrático da Faculdade de Belas Artes do Porto Francisco Laranjo será distinguido como comendador da Ordem da Instrução Pública, enquanto a presidente do grupo DIELMAR Ana Paula Rafael e o presidente do grupo PROEF, Eurico Ferreira, serão agraciados como comendadores da Ordem do Mérito Empresarial, Classe do Mérito Industrial.

 

O fundador e presidente da organização não-governamental "Mundo a Sorrir", Miguel Pavão, receberá as insígnias de oficial da Ordem do Mérito e o empresário agrícola Filipe Cadeirinha e o agricultor Luís Sabo serão condecorados como oficiais da Ordem do Mérito Empresarial, Classe do Mérito Agrícola.

 

Como oficiais da Ordem do Mérito Empresarial, Classe do Mérito Comercial serão distinguidos o designer gráfico e responsável pelo projecto ColorADD Miguel Neiva e o presidente da Science4you, Miguel Pina Martins.

A ANAFRE - Associação Nacional de Freguesias e o centro cultural "Os Serranos", de Newark, nos Estados Unidos da América, serão agraciados como membros honorários da Ordem do Mérito.

Ver comentários
Saber mais Presidente da República 10 de Junho ministro da Ciência Mariano Gago Fernando Teixeira dos Santos Ordem Militar de Cristo
Outras Notícias