Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

CDS pode oferecer apoio à candidatura de Rui Rio para as Presidenciais

Nuno Melo promete apoiar o ex-presidente da câmara do Porto caso este decida concorrer a Belém em 2016. Direcção do partido diz ao Sol que Rio é um “bom candidato”.

Miguel Baltazar/Negócios
Negócios negocios@negocios.pt 18 de Julho de 2014 às 10:14
  • Assine já 1€/1 mês
  • 14
  • ...

Rui Rio mostrou-se disponível para disputar as eleições presidenciais de 2016 ou a liderança do PSD desde que haja um "movimento muito grande" de apoio. Com o PSD a apontar para o nome de Marcelo Rebelo de Sousa, o ex-presidente da câmara da Invicta pode ter no CDS o maior aliado. Nuno Melo, eurodeputado e vice-presidente dos centristas promete estar "certamente" entre os apoiantes de Rio caso este decida avançar.

 

Nuno Melo ressalva que fala em nome pessoal, porque o tema das eleições presidenciais ainda não está a ser discutido. Porém, fontes da direcção do partido contam ao semanário que Rio "é alguém com uma relação muito boa com o CDS", além de ser um "bom candidato" e bem visto tanto na direcção como nas bases.

 

Recorde-se que o sucessor de Rio no Porto, Rui Moreira, teve o apoio do antigo autarca e do CDS. Rui Rio não suportava o candidato do PSD, Luís Filipe Menezes, e associou-se, tal como alguns notáveis do PSD, a Rui Moreira. Mesmo enquanto autarca, Rio governou a cidade em coligação com os centristas.

 

Apesar deste apoio implícito, figuras centristas como o ministro da Economia, Pires de Lima, ou o líder da bancada do CDS, Nuno Magalhães, disseram que Marcelo seria o melhor candidato da direita. Declarações que foram feitas, contudo, antes de Rio se mostrar disponível para avançar.

 

Coligação mais longe?

 

De qualquer das formas, o que o CDS quer discutir primeiro com o parceiro de coligação é, precisamente, um eventual acordo pré-eleitoral para as legislativas do ano que vem. E nesse particular parece estar a haver um afastamento, causado principalmente por causa da carga fiscal.

Ver comentários
Saber mais Rui Rio Marcelo Rebelo de Sousa Nuno Melo CDS Pires de Lima Presidenciais
Outras Notícias