Zona Euro CDU aprova acordo de coligação na Alemanha

CDU aprova acordo de coligação na Alemanha

Angela Merkel recebeu a aprovação da esmagadora maioria dos representantes do partido para uma coligação de governo com o SPD.
CDU aprova acordo de coligação na Alemanha
Reuters
Sara Antunes 26 de fevereiro de 2018 às 17:17

Foram 975 os representantes do partido a votarem no acordo de coligação entre a CDU e o SPD para formarem um governo. Deste total, 97% viabilizaram o acordo, revela o Politico. A CDU aprova assim a "grande coligação" que tem como objectivo pôr fim ao impasse governativo que impera desde as eleições alemãs, que decorreram em Setembro.

 

O partido deu ainda luz verde às escolhas de Angela Merkel para os Ministérios que vão ficar na tutela da CDU: Saúde (Jens Spahn), Economia (Peter Altmaier), Defesa (Ursula von der Leyen), Agricultura (Julia Klöckner), Educação (Anja Karliczek) e Chancelaria (Helge Braun).

 

O Politico adianta que quase a totalidade dos responsáveis da CDU votaram favoravelmente a eleição de Annegret Kramp-Karrenbauer para secretária-geral do partido.

 

Falta agora o SPD pronunciar-se sobre o acordo com a CDU. Está a decorrer um referendo interno, cujos resultados serão conhecidos no próximo domingo. Caso o resultado do referendo seja um chumbo ao acordo, o desfecho mais certo será a convocação de novas eleições legislativas na Alemanha.

As sondagens apontam para a aprovação do acordo, com os especialistas a considerarem que os militantes do SPD receiam que o próximo passo seja o de convocação de eleições. Isto porque o partido está a perder força entre o eleitorado.




A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
comentar
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentários mais recentes
General Ciresp 26.02.2018

Parece-me q ainda falta o sim do spd partido do borracho.Esperemos q acertam as agulhas rapidamente porque a EU parece q esta como uma galinha sem cabeca.Muita gente a dar palpites nao parece correcto.

pub